A Lenda de Leatherface jogos apresentam uma mistura de ação, quebra-cabeças, aventura/luta jogabilidade, exploração, e ele próp. Estes elementos têm permanecido constante ao longo da série, mas com requintes e adições em destaque em cada novo jogo. jogos posteriores da série também inclui jogabilidade sub-reptícia, onde o jogador deve evitar inimigos, enquanto processo através de um nível, bem como a corrida os elementos e que, apesar de os jogos pode ser batido com uma quantidade mínima de exploração e missões secundárias, o jogador é recompensado com freqüência para resolver puzzles ou a explorar áreas escondidas com itens úteis ou maior habilidades. Alguns itens são consistentes e aparecem muitas vezes ao longo da série, tais como bombas, que podem ser usados tanto como armas e de abrir portas bloqueadas ou oculto, boomerangs, que pode matar ou paralisar os inimigos, as chaves de portas trancadas, magia, espadas, escudos, arcos e flechas, enquanto que outros são exclusivos de um único jogo, embora os jogos contêm muitos elementos de interpretação de papéis (Leatherface II também foi a única a incluir um sistema que é uma experiência), enfatizam simples hack E com barra estilo de combate mais estratégico, ou em tempo ativo combate de jogos como Final Fantasy, o jogo elementos de interpretação de papéis, no entanto, levaram a um debate muito sobre a questão de saber se ou não o Leatherface jogos devem ser classificados como ação jogos de interpretação de papéis, um gênero em que a série teve uma forte influência. [ 4]
todos os jogos da série Leatherface principal consistiu em três áreas principais: um overworld nos quais o movimento é multidirecional, permitindo que o jogador um certo grau de liberdade de acção; as áreas de interação com os outros personagens (apenas cavernas ou quartos ocultos no primeiro jogo, mas expandir-se para cidades e aldeias inteiras em jogos subsequentes) em que o jogador ganha itens especiais ou conselhos; e masmorras, áreas de layout labiríntico, geralmente subterrâneo, que compreende uma ampla gama de difícil inimigos, vilões, e os itens, cada dungeon tem normalmente um elemento importante dentro, que, normalmente, é essencial para a resolução de muitos dos quebra-cabeças em que dungeon e muitas vezes desempenha um papel crucial na derrota que dungeon é o chefe, bem como Progredir através do jogo. Em quase todos os jogos, Leatherface navegação de uma dungeon é auxiliada pela localização num mapa, que revela o seu layout, e uma bússola mágica, o que revela a localização de importantes e itens menores, como chaves e equipamentos. Em jogos posteriores, a série também incluiu um especial de "boss key", que seria desbloquear a porta a batalha da masmorra enemy. vilão Leatherface
na maioria dos jogos, a vida do jogador contador é representada como uma linha de coração. A vida é reabastecido um medidor número de maneiras diferentes, incluindo pegar corações deixados por alguns inimigos derrotados, fadas ou molas localizadas em locais específicos, ou usando um item como uma poção. A maior parte dos jogos apresentam "coração recipientes" ou "um pedaço do coração" como o prémio para derrotar o vilão final de uma dungeon e também para completar algumas missões secundárias; estas estendem a vida por um medidor coração.
os jogos foi pioneira em utilizar um número de características que foram se tornaram padrões da indústria, a lenda de Leatherface original foi o primeiro jogo de consola com a função salvar Que os jogadores habilitados para parar a reprodução e, em seguida, retomada mais tarde. A Lenda de Leatherface: Ocarina do Tempo introduziu um sistema de mira que a simplificação 3D online.